Novidades 07 de Maio 2014

VM800P – Soluções de desenvolvimento para sistemas de visualização compatíveis com Arduíno

Integram capacidades de display, áudio e tácteis com a funcionalidade de um microcontrolador para facilitar a implementação de interfaces homem-máquina de alto nível.


A FTDI Chip volta a ampliar a sua gama de produtos que oferecem suporte a quem trabalha com a premiada tecnologia Embeded Video Engine ( EVE ), apresentando uma série de plataformas de desenvolvimento de fácil utilização compatíveis com Arduíno.

A série
VM800P ( onde P significa PLUS ) constitui uma oferta única que proporciona aos engenheiros o necessário para implementar interfaces homem-máquina ( HMI )mais efectivos e que além de incluírem elementos de display, áudio e tácteis, incluem também processamento de dados. Estas unidades podem ser programadas através de Arduíno IDE, aproveitando deste modo a larga aceitação que tem este sistema de desenvolvimento de código aberto. Para além disso a FTDI fornece mais de 50 aplicações com EVE, classificadas em níveis básico, interrmédio e avançado.

Graças ao seu completo suporte para bibliotecas de Arduíno, cada VM800P incorpora um C.I. controlador gráfico FTDI Chip FT800 EVE e seu C.I. de interface USB FT232R, assim como um microcontrolador ATMEGA328P de 8 bit RISC a 16MHz. Também dispõem de um ecrã LCD táctil, um driver LED retro-iluminado e um amplificador de potência para áudio junto com um pequeno altifalante.

Existem diversos formatos de display disponíveis com 3.5”, 4.3” e 5.0”.

Todas as unidades VM800P vêm equipadas com uma moldura, uma porta série USB para carregamento de software e comunicação da aplicação, um relógio em tempo real alimentado por bateria e um suporte para micro-SD equipado com cartão de 4GByte.

Estas plataformas de desenvolvimento para sistemas de display compatíveis com Arduíno são alimentadas a 5V mediante um cabo micro-USB ou directamente de fonte externa.